Posso dar só um pedacinho do que estou comendo para meu cachorro?

Toda vez que vamos comer pensamos: “Só um pedacinho não vai fazer mal”, fique atento abaixo o que cada alimento pode causar em seu pet.

Nossos bichinhos são seres muito amados que trazem felicidade e harmonia para qualquer ambiente. Sempre queremos agradá-los e quando vamos comer sempre pensamos em dar só um pedacinho do que estamos comento para que eles fiquem felizes e não sintam “vontade”. Alguns alimentos humanos são permitidos, mas você sabe o que pode dar para eles?

Chocolate:

O chocolate, embora seja uma delícia para os humanos, contém teobromina, uma substância semelhante à cafeína, que é toxica para cães. Por isso, nesse caso, só um pedacinho pode causar vômito, diarreia, sede excessiva, tremores, convulsões, alterações cardíacas e até intoxicação.

Por isso é importante que todos os tutores de pet saibam o chocolate é como um veneno para a maioria dos pets. Evite oferecer esse alimento para seu cachorro e seja cuidadoso com pedaços que podem cair no chão, pois muitas vezes a ingestão pode ser fatal para seu animalzinho.

Bebidas alcoólicas 

Muitos acham divertido oferecer bebidas alcoólicas aos seus pets, mas isso pode levar a vômitos, diarreia, alterações no sistema nervoso central, problemas de coordenação, dificuldade respiratória, coma e até morte. Por isso, é preciso ser muito consciente e entender que se o álcool já faz muito mal para o organismo humano, imagine para os bichinhos, que são menores e não têm consciência do que estão ingerindo.

Alho, cebola e temperos

Estes temperos comuns, podem destruir as células vermelhas do sangue dos cães e gatos, levando à anemia. Em grandes quantidades, causam intoxicação, com sintomas como fraqueza, vômitos e falta de apetite. 

Quando estamos cozinhando, os pets adoram o cheirinho de alho, cebola e temperos, entretanto, resista à tentação de agradar o seu animalzinho para não precisar acabar tendo que fazer uma visita ao veterinário.

Café ou chás com cafeína

A ingestão de cafeína pode ser fatal para os cachorros e gatinhos, causando agitação, respiração acelerada, palpitações, tremores musculares, convulsões A ingestão de cafeína pode ser fatal para os cachorros e gatinhos, causando agitação, respiração acelerada, palpitações, tremores musculares e até convulsões. Tome cuidado também com o pó de café, pois ele é até mais concentrado e com pouca quantidade ingerida, um estrago enorme pode acontecer.

Ossos

As pessoas acham que dar ossos para os pets podem deixá-los mais felizes, mas não é bem assim, os ossos podem causar perfurações internas, lesões na boca e até problemas estomacais, todo cuidado é pouco.

Frutas

Algumas frutas são muito perigosas para os bichinhos, principalmente a uva que contém substâncias toxicas que podem causar insuficiência renal em cães e gatos. Além disso, existem outras frutas que podem ser também bastante prejudiciais para os pets, mesmo que ingerindo só um pedacinho.

Abacate, Carambola, laranja, limão, cereja damasco, coco, açaí e figo são exemplos de frutas que podem fazer mal para os animais. Evite oferecê-las e tome cuidado para que não caiam no chão quando você for comer.

Doces adoçados com açúcar ou adoçante

Os bichinhos também não podem comer doces de nenhum tipo. O açúcar causa obesidade, que também é um risco para os humanos. Ela pode trazer inúmeros problemas para os pets, como diabetes, problemas dentários e articulares. Além disso, seu consumo também pode causar diarreia, vômito e alterar o comportamento dos animais.

O xilitol, presente em muitos doces, aumenta a insulina no corpo do cão, podendo causar insuficiência hepática. Os sintomas incluem vômitos, letargia e convulsões.

Leite e derivados

Cães e gatos são intolerantes à lactose. Como eles não conseguem digerir o açúcar do leite, podem apresentar diversos sintomas que causam problemas em seu organismo. Em cães adultos, leite e derivados podem causar diarreia, pedra nos rins e problemas digestivos.

Embora seja tentador compartilhar nossa comida com nossos amigos de quatro patas, é importante estar ciente dos riscos que certos alimentos representam para eles. O cuidado com a alimentação ajuda na prevenção de doenças. Sempre que tiver dúvidas sobre o que é seguro para seu cão comer, consulte um veterinário

Basicamente, depois do término da amamentação, a única coisa que um cachorro deve comer é ração! As rações específicas para filhotes de cachorro já contêm todas as proteínas, vitaminas, minerais, fibras e outros nutrientes que os cãezinhos precisam para se desenvolverem com uma excelente saúde física e mental.

compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email